Engenharia de Pesca

O Curso de Engenharia de Pesca: breve contexto histórico.

Contaremos um pouco sobre o curso de Engenharia de Pesca, em um breve resumo histórico transcrito e adaptado do livro “A Engenharia de Pesca no Brasil: Trajetória de 40 Anos” escrito pela Profa. Dra. Maria do Carmo Figueredo Soares e pelo Prof. Dr. Fabio Hissa Vieira Hazin, ambos da UFRPE.

Há 42 anos, no dia 13 de julho de 1970, por meio da portaria 12-A/1970, do conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), era criado o primeiro curso de Engenharia de Pesca no Brasil, na verdade, o primeiro da America Latina.

Hoje a Engenharia de Pesca apresenta grande importância para a produção de alimentos e para a construção de um ecossistema sadio e equilibrado, contudo, talvez seja ainda maior hoje do que já era há 40 anos. A aquicultura, mais do que nunca, desponta como uma das mais importantes fontes de proteína animal para humanidade, cuja população não para de crescer, enquanto o desenvolvimento de novas tecnologias de pesca, cada vez mais seletivas e menos impactantes para os ecossistemas aquáticos, assume uma importância sem precedentes. O avanço das técnicas de avaliação de estoques e de manejo pesqueiro, por sua vez, ganha uma relevância proporcional às dezenas de milhões de pescadores e pescadoras em todo mundo, cuja sobrevivência depende da nossa capacidade de assegurar a sustentabilidade da atividade pesqueira, a conservação dos estoques e a proteção dos ecossistemas aquáticos.


Primeiramente o curso de Engenharia de Pesca da UFRPE foi idealizado pelo professor Adierson Erasmo de Azevedo, sendo criado de forma pioneira no País.

Levando em consideração o contexto histórico em que surgi a Engenharia de Pesca durante a década de 1970, em meio ao momento em que o Governo Federal lançava o Decreto Lei nº 221, de 28 de fevereiro de 1967, determinando a reorganização e a regulamentação das atividades das Colônias de Pescadores, Federações e Confederações Geral dos Pescadores do Brasil, bem como os Incentivos Fiscais e Financeiros para o desenvolvimento da pesca brasileira. Para que esse desenvolvimento fosse possível, foi necessária a participação das universidades na preparação de mão de obra especializada para o setor pesqueiro, o que de fato veio a acontecer.  

Em 1970 foi proposto ao Conselho de Ensino e Pesquisa da UFRPE a criação de onze novos cursos para o inicio a partir de 1971, entretanto por meio de Resolução Nº 12-A, de 13/7/1970, foi aprovada a criação de cinco novos cursos, que são ratificados pelo Conselho Federal de Educação, Brasília, DF. São eles, o curso de Engenharia de Pesca, Zootecnia, Biologia (Bacharelado), Ciências Domésticas (Bacharelado) e Ciências Agrícolas (Licenciatura).

Dentre os cursos criados na UFRPE em 1970, a Engenharia de Pesca foi pioneira na América Latina. E em 1971 o curso foi criado na Universidade Federal do Ceara (UFC), onde por muito tempo o curso de Engenharia de Pesca se restringia apenas a esses dois Estados.  A partir da formatura dos primeiros profissionais, que ocorreu na UFRPE em 1974, os engenheiros de pesca começaram a atuar em varias regiões do País.

A partir de 1976, o curso de Engenharia de Pesca foi reconhecido por meio do Decreto Lei 78.464, de 22 de novembro de 1976, fruto da organização e mobilização dos Engenheiros de Pesca, motivados pelo desejo de desenvolver a profissão.


Mais informações sobre o curso: Acesse AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário