quinta-feira, 22 de junho de 2017

Secretaria do RS lança aplicativo para sanidade em aquicultura

Produtores de camarões agora podem se orientar quanto às principais doenças que acometem este crustáceo, além de testar seus conhecimentos sobre sanidade animal e receber dicas de como garantir a biossegurança de sua fazenda. Esta é a proposta do aplicativo “AquaSaúde”, desenvolvido pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi) com o apoio do CNPq. O app já está disponível para download gratuito na Play Store e roda em smartphones e tablets com sistema Android.

O Projeto AquaSaúde foi idealizado e é coordenado pela pesquisadora do DDPA/Seapi Lissandra Souto Cavalli, em parceria estreita com pesquisadores da UFCSPA, CIBNOR e FURG. O desenvolvimento do software foi realizado pelo bolsista Eduardo Pooch (CNPq).
Segundo Lissandra, o AquaSaúde é um app para educação profissional focado na criação do camarão, que fornece informações científicas acessíveis sobre biossegurança e sanidade de animais aquáticos. “Nosso objetivo é levar o conhecimento que é produzido pela pesquisa à comunidade de aquicultores, trabalhadores e estudantes da aquicultura, de forma rápida e simples, por smartphones”, explica.

O conteúdo está em português e é possível aprender de forma interativa por meio de jogos, imagens e checklists. São abordadas as principais doenças de camarões marinhos e boas práticas de manejo visando a biossegurança.

De acordo com a pesquisadora, a equipe do AquaSaúde já está trabalhando para desenvolver outros softwares relacionados à sanidade de animais aquáticos e para outras áreas de interesse da Aquicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário