sábado, 28 de fevereiro de 2015

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca


Olá estudantes e profissionais da Engenharia de Pesca e áreas afim, a Comissão Organizadora do XIX CONBEP está anunciando sobre o lançamento da página oficial do Evento e inicio das inscrições. Veja a seguir a nota postada no facebook a respeito do CONBEP.


"ATENÇÃO! Página oficial do XIX CONBEP (São Luís - MA 2015)! A partir desta semana será lançado o site oficial do evento e inicio das inscrições. Cliquem em curtir e divulguem a página para obter informações do evento e esperamos todos em Outubro em São Luís. 
Abraços".

>>> página do facebook: https://www.facebook.com/

Semana do Calouro de Engenharia de Pesca - 2015



O Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca - CAEP convida os novos discentes do curso de Engenharia de Pesca para participarem da Programação da Semana do Calouro 2015, ressaltamos que essa semana está repleta de atividades acadêmicas que irão expor as principais áreas de atuação do profissional Engenheiro de Pesca.

Reforçamos ainda que o participante terá de está assegurado (com apólice do seguro de vida em mãos) para pode participar das visitas técnicas. Como já explicamos, o seguro de vida é um requisito para a utilização de automóveis das UFPA, o que é de praxe em qualquer Instituição e orgãos públicos.

Os participantes da Semana do Calouro 2015 receberão ao final da semana certificado de participação, além dos certificados das oficinas. 


Faça download da Programação AQUI.



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca divulga programação no Portal da UFPA

Olá acadêmicos do Campus de Bragança e demais interessados e com grande satisfação e felicidade que divulgamos a reportagem feita pela Acessória de Comunicação (ASCON) Da UFPA junto ao Centro  Acadêmico de Engenharia de Pesca a respeito da Semana do Calouro 2015, ficamos super animados com a divulgação da programação. Segue abaixo o link da reportagem.

Reportagem >>> www3.ufpa.br/multicampi




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Centro de Aquicultura do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS)

Na manhã de ontem (25/02/2015) iniciou-se o levantamento topográfico do futuro Centro de Aquicultura do NE do estado do Pará. O referido Centro faz parte do Instituto de Estudos Costeiros(IECOS) do Campus de Bragança/UFPA e é financiado pela FINEP.

A expectativa por parte dos discente do curso de Engenharia de Pesca é grande. O Terro onde será implantado o Centro Aquícola foi doado pela atual gestão da prefeitura.

Veja a segui algumas fotos do trabalho realizado ontem e de como está o terreno. O trabalho teve apoio do Discente Ramon Pena e dos Engenheiros de Pesca Aderson Sousa (Ex-membro do CAEP) e Eduardo Freitas.


Na foto: Diretor da Faculdade de Engenharia de Pesca, Prof. Marcos Brabo; Diretor do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), Prof. Predo Chira e Ramon Maia Pena (discente do curso de Engenharia de Pesca). Fonte: Pedro Chira.

Terreno do Centro Aquícola. Foto: Pedro Chira

Foto: Pedro Chira

Na foto o Engenheiro de Pesca Eduardo Freitas.



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Reunião com a Comissão de Apoio da Semana do Calouro 2015



Olá comunidade acadêmica, como já é de costume do CAEP-UFPA torna as atividades que realizamos transparente a todo o Campus de Bragança/UFPA e aos demais interessados, amanhã (25/02) estaremos em reunião com os discentes do curso que compõem a Comissão de Apoio na Semana do Calouro 2015. A reunião tem como finalidade a delegação das atividades propostas para ocorrerem durante a Semana do Calouro 2015, com isso podemos garantir o sucesso do Evento, além de assegurar aos novos estudantes do curso experiencias profissionais e acadêmicas. 

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Monstro marinho

Ilha do Lixo no oceano Pacifico. 

É aprazível a vista do mar, dizia Lucrécio, para quem, no cais, está a salvo das tribulações e tormentas.
Os clássicos versos do poeta latino ganham nova e bizarra pertinência nestes dias, quando se divulgam os resultados de uma abrangente pesquisa sobre a poluição dos oceanos, no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), em San Jose, na Califórnia.
Invisível para quem, da praia, contempla o horizonte --mas capaz de enredar baleias em seu lençol tóxico--, o plástico que se acumula na superfície dos mares vai assumindo dimensões gigantescas.
A cientista Jenna Jambeck, da Universidade da Georgia, soube traduzir de forma vívida a extensão do problema. Para cada metro de praia, joga-se nos oceanos o equivalente a 18 sacolas de supermercado cheias de produtos plásticos.
Esse lixo nem sempre volta ao litoral de onde foi despejado. Levado pelas correntes, dá origem a uma extensão redemoinhante de polímeros a 1.600 km do Havaí.
Esse verdadeiro monstro marinho, a que se deu o nome de Grande Mancha de Lixo, possui uma área calculada em 1 milhão de quilômetros quadrados --quatro vezes o tamanho do Estado de São Paulo.
No outro extremo da escala, ficaram conhecidas as fotos de filhotes mortos de albatroz no oceano Pacífico: traziam na carcaça os resíduos plásticos com que tinham sido alimentados pelos pais. De baleias a micro-organismos, exemplares de toda a fauna marinha parecem ter sido expostos à silenciosa violência desse inimigo químico.
Inimigo humano, a bem dizer. São 8 milhões de toneladas de plástico despejadas anualmente nos mares. A pesquisa divulgada pela AAAS incide de modo específico sobre o ano de 2010. A previsão é que essa quantidade se multiplique por dez até 2025.
São poucas as propostas para corrigir o problema. No máximo, e já não parece um cenário dos mais prováveis, haveria de ser desencadeado um esforço internacional para reduzir o fluxo dos detritos.
Enquanto isso, a grande mancha flutua, como se fosse a versão de pesadelo da história de José Saramago, "O Conto da Ilha Desconhecida". Na ficção do Nobel português, a jangada de um viajante utópico assumia, aos poucos, a forma da ilha que ele sonhava descobrir.
Na realidade, a forma de nossos tantos sonhos triviais de consumo se resolve em lixo --e o país de plástico se estende, como uma mortalha indestrutível, pelos quadrantes mais remotos do mar.

Codevasf faz diagnóstico de piscicultura em quase 5 mil tanques-rede

Créditos : Cássio moreira / Codevasf.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) publicou um relatório com dados de 2013 sobre a distribuição de áreas e de produtores de pescado em tanques-rede, volume de produção, preço médio e rentabilidade da criação de peixes, entre outras informações que dão uma dimensão do funcionamento da cadeia produtiva na região.
O apoio da Codevasf à piscicultura em tanques-rede no reservatório teve início nos anos 2000 e, desde então, já gerou centenas de empregos para pescadores e agricultores ribeirinhos.
O trabalho foi conduzido pela equipe do Escritório de Apoio Técnico de Morada Nova de Minas. De 22 de maio a 1º de julho de 2013, foram realizadas visitas às estações de piscicultura, período em que foram levantados, entre outros, dados sobre questões administrativas, comerciais, produtivas, de manejo e sanitárias.
O zootecnista Antonio Jessey, analista em desenvolvimento regional da Codevasf que acompanhou o processo, explica que a publicação é voltada ao setor governamental, que poderá gerar políticas públicas de forma a impulsionar e fiscalizar o setor; a empresas e produtores, que poderão ter dados históricos para expandir suas atividades e trazer seus negócios à região; e, finalmente, aos acadêmicos, que, de posse das informações divulgadas, poderão complementar suas pesquisas científicas.
“A importância desse documento está justamente em condensar e organizar esses dados de forma que possam ser usados de maneira prática. Outro ponto importante é que, com esse relatório e outros que virão posteriormente, seremos capazes de traçar um histórico da aquicultura em tanques-rede no reservatório de Três Marias, observar o crescimento ou retração desse setor na região ao longo de um período e estimar um quadro futuro de como estará a atividade daqui a dez anos, por exemplo”, completa o analista.
O chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, Alex Demier, reforça que “o censo aquícola tem a intenção de levantar informações para serem utilizadas por parte das entidades de diversas áreas de atuação, como ferramenta para tomada de decisão, ordenamento da atividade e planejamento estratégico.”
De acordo com o levantamento de 2013, um total de 4.864 tanques-rede estão distribuídos em sete municípios – Morada Nova de Minas, Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Pompeu, São Gonçalo do Abaré e Biquinhas –, com produção estimada em 554 toneladas de pescado mensais e 6,6 mil toneladas anuais. O preço médio do quilo de peixe eviscerado praticado nos municípios pesquisados, no período, foi de R$ 6,19, enquanto o preço médio do quilo do filé de peixe foi de R$ 18,47.
“Consideramos esse resultado muito positivo. A produção de pescado em tanques-rede no reservatório de Três Marias é bastaste nova, iniciada por volta de 2001, com unidades de demonstração e projetos de capacitação trazidos pela 1ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Montes Claros. Quase 15 anos depois, observamos que a atividade, além de estar consolidada, também é umas das principais geradoras de recursos e de empregos”, observa Jessey.
Os exemplares do relatório do censo aquícola do reservatório de Três Marias têm número limitado e serão distribuídos a órgãos e entidades governamentais, instituições de ensino, bibliotecas, empresas privadas e produtores.
Fonte:

Programação - Semana do Calouro 2015



Download da Programação

Estudantes da nova turma do curso de Engenharia de Pesca - Campus de Bragança/UFPA é com grande satisfação que divulgamos a Programação da Semana do Calouro 2015. A programação foi pensada à atender as áreas de atuação do Profissional Engenheiro de Pesca, sendo elas: Extensão Pesqueira, Tecnologia do Pescado, Aquicultura e Pesca. Lembramos que os calouros que participarem irão receber certificados de participação das atividades desenvolvidas, o que contribui bastante para o currículo dos mesmos.

Reforçamos que para participar das viagens propostas para a Semana do Calouro 2015 é OBRIGATÓRIO o estudante está assegurado e apresentar o Seguro de Vida (apólice do seguro), pois como explicado anteriormente, para estudantes e servidores da Instituição (UFPA) é obrigatório o seguro de vida para viagens de campo. Reafirmamos ainda que esse procedimento é de praxe na Instituição.

Dúvidas Frequentes:

1) A UFPA disponibilizar seguro de vida aos estudantes?

Sim, porém esse beneficio só é solicitado aos estudantes regulamente matriculados no curso, sendo que os Calouros ainda estão em processo de matricula no sistema, ficando inviável a solicitação de Seguro de Vida Pela Instituição, sendo necessário adquirir seguro de vida privado.

Informações sobre Seguro de Vida: http://proad.ufpa.br


Os Membros do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca - CAEP-UFPA estão ansiosos para conhece os novos discentes da Faculdade.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Pesquisa desvenda mistérios do gigante peixe-lua

Fonte: http://seuhistory.com


As profundezas do oceano ainda guardam muitos segredos para curiosos e pesquisadores. Um destes misteriosos desconhecidos é o enorme peixe-lua (também conhecido como Mola Mola ou Sunfish). Seu tamanho impressiona: é o maior peixe ósseo do mundo, variando de um a quatro metros de largura, e pesando até uma tonelada.

Estes peixes gastam quase metade do seu dia deitados e imóveis na superfície do oceano, aparentemente com a intenção de pegar alguns raios de sol. Mas até agora os pesquisadores não entendiam os motivos deste comportamento do peixe-lua.

Peixe lua pegando sol.

Uma nova pesquisa indica que eles caçam os chamados hidrozoários marinhos, que são animais predadores, que possuem parentesco com as águas-vivas. O peixe-lua se alimenta dos siphonophores, um tipo de hidrozoário encontrado em profundidades entre 50 e 200m. Depois de sua caçada, eles nadam até a superfície para aquecer o seu corpo no sol.

Esta é a primeira evidência de que o peixe-lua se alimenta dessas criaturas em águas profundas. Anteriormente, acreditava-se que esse peixe comia apenas águas-vivas. Uma equipe liderada por Itsumi Nakamura, da Universidade de Tóquio, Japão, analisou vários peixes na costa do país, aos quais foram instalados termômetros para medir as mudanças na sua temperatura corporal. Câmeras com luzes também foram acopladas aos animais para saber exatamente o que eles caçam.

A pesquisa, publicada na revista Animal Ecology, aponta que o peixe-lua vai e volta, entre a superfície e águas profundas, durante o dia. Seus ciclos de mergulho profundo e aquecimento na superfície ajudam a maximizar o seu tempo de absorção de energia após as caçadas. Cada vez que eles tomam um "banho de sol" a temperatura do seu corpo é regulada

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Maricultura em Angra cresce: vieira, mexilhão e ostra quase dobram em 2014




A prefeitura de Angra dos Reis divulgou na última segunda-feira o balanço da produção da maricultura no município em 2014. Baseado nos dados contabilizados pela Secretaria de Pesca e Aquicultura, o levantamento mostra que produção de vieiras saltou de 21 toneladas para 31,5 toneladas no ano passado.

A secretaria diz ter sido surpreendida, porque previa 25 toneladas para 2014 e 30 de vieira para 2015. Agora já prevê 35 toneladas. São Paulo é o principal Estado consumidor: fica com 70% da produção. A vieira é vendida por dúzia, e o preço da dúzia atualmente varia entre R$ 30,00 e R$ 40,00, dependendo do tamanho.

Em 2014, foram produzidas 6,3 toneladas de mexilhão, mais que o dobro do que em 2013, quando foram registradas 2,5 toneladas. No caso da ostra, foram aproximadamente cinco toneladas em 2014, em contraste com 2013, quando 3,7 toneladas foram produzidas.

A prefeitura contabiliza 10 fazendas marinhas de produção de alta escala no município, mas para 2015 pretende abrir licitação para a criação de mais duas fazendas do mesmo porte. “A expectativa é fazer crescer ainda mais a produção e gerar novos empregos nesta atividade”, diz a prefeitura. “O que estamos vendo é fruto do trabalho que a prefeitura, em parceria com a Associação dos Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig), faz para a maricultura angrense”, conta Ronaldo Viana, subsecretário de Pesca e Aquicultura de Angra dos Reis.

A secretaria faz, entre outras ações, doação de sementes. Só o ano passado, segundo o subsecretário, mais de 250 mil sementes foram doadas aos maricultores do município. Segundo a autarquia, a Baía da Ilha Grande forma junto a Mangaratiba e Paraty um grande polo produtivo do setor, assim como a Região dos Lagos.


Crédito da foto: Prefeitura de Angra dos Reis/Felipe de Souza

Mini-cursos na área de Engenharia de Pesca - ENAAG 2015



Olá discentes do curso de Engenharia de Pesca do Campus de Bragança-UFPA, no VII Encontro Amazônico de Agrárias - ENAAG estará ocorrendo mini-cursos na área de Engenharia de Pesca, então realize logo sua inscrição porque as vagas são limitadas, acesse o site oficial do evento: http://www.eventoenaag.com/ .

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Brasil respondeu por 7,3% das importações de panga do Vietnã até novembro




Balanço divulgado pelo site da entidade que representa os produtores de pangasius do Vietnã (www.pangasius-vietnam.com) indica que, de janeiro a novembro de 2014, a espécie foi exportada a 150 mercadosOs Estados Unidos foram o grande cliente do período, com importações no valor de US$ 1,6 bilhões. 

Na sequência vem a Europa, cujo montante gasto com importações de panga cresceu 22,7%, para US$ 1,6 . Holanda, Bélgica, Coréia do Sul e Canadá explodiram em consumo, com porcentagens de preço pago de 76%, 41%, 34% e 48,5%, respectivamente.

No caso do Brasil, embora a entidade não divulgue o volume, chama a atenção a queda de 38,5% no mês de novembro em relação a outubro de 2014. Já na comparação entre o período de janeiro a novembro do ano passado, houve aumento de 10% na receita gerada ao Vietnã com o panga.

Sebrae lança software de gestão para piscicultores



Fonte: http://revistagloborural.globo.com


Uma nova ferramenta promete agilizar a administração dos pequenos e médios produtores de peixe. Trata-se de um software de gestão para a piscicultura lançado pelo Sebrae, na semana passada, durante o Congresso Aquinordeste. O programa é o primeiro de uma série voltada à gestão da aquicultura. “Escolhemos um software e não um aplicativo para o produtor não ficar na dependência da internet”, diz Newman Costa, coordenadora Nacional da Carteira de Projetos de Aquicultura e Pesca do Sebrae.

A tecnologia conta com os seguintes módulos: gestão comercial e financeira, gerenciamento produtivo das espécies, manejo de lotes, elaboração do inventário patrimonial, controle do fluxo de caixa, gestão da biometria, monitoramento da quantidade de ração por lote, acompanhamento da evolução econômica e financeira e supervisão da movimentação. “Testamos em alguns produtores para deixar o software fácil de ser usado”, diz Newman.

O objetivo da ferramenta é facilitar o dia a dia do piscicultor, uma vez que permite acompanhar as diversas etapas da atividade, que abrange o desenvolvimento de cada espécie, a qualidade da água, ganhos, gastos, perdas e lucro do negócio. Todos estes dados constarão nos relatórios informatizados emitidos pelo software, o que facilitará a vida do produtor no momento de requisitar um financiamento das instituições financeiras. “Para o banco é um demonstrativo da estrutura que o produtor tem e, se tem capacidade de pagar ao empréstimo”, diz a coordenadora.


O software é gratuito e será disponibilizado a partir de fevereiro em pelo menos em cinco Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Mas para ter acesso à ferramenta, o piscicultor terá que passar por um treinamento do Sebrae. “Estamos desenvolvendo a capacitação e, passando por ela, o produtor terá o direito de levar a licença para o uso do software”, explicou Newman.

Ituglanis boticario: nova espécie de peixe é descoberta no interior de Goiás

O animal é endêmico da Gruta da Tarimba e já enfrenta ameaça da extinção devido aos efeitos negativos da expansão da pecuária sobre a água da região.

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br

O peixe é pequeno, medindo não mais de 10 centímetros, o Ituglanis boticario chama atenção pelos seus grandes bigodes alongados. A cor é de um rosa claríssimo, quase transparente, porque possui pouca pigmentação. O peixe, descoberto recentemente numa gruta em Mambaí, a 500 km de Goiânia, pertence à família dos Ituglanis, que vivem apenas em cavernas.

A nova espécie foi identificada por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de São Paulo. O peixe foi descrito oficialmente em artigo publicado na revista da Sociedade Brasileira de Zoologia (DOWNLOAD DO ARTIGO).

A região de Tarimba, no interior de Goiás, já era conhecida como um hotspot de fauna subterrânea brasileira. Isso significa que a área concentra alto nível de biodiversidade, principalmente endêmica (que tem como habitat exclusivo aquele lugar).

Uma das principais características do Ituglanis boticario é a presença de odontoides, pequenos dentes bem desenvolvidos localizados próximos às brânquias e utilizados para a fixação do animal, evitando que seja levado em correntezas.

Diferente de outros peixes, que vivem entocados, a espécie goiana está sempre em atividade. "Isso acontece por terem menos alimento dentro das cavernas, então eles precisam procurar mais", explica Pedro Pereira Rizzato, integrante da equipe de pesquisa.
Como outros animais que habitam locais escuros, o Ituglanis boticario apresenta visão menos desenvolvida, mas outros sentidos - como olfato e tato - bastante aguçados. Carnívoro, alimenta-se de invertebrados como larvas e besouros. "Ele possui papel biológico muito importante na caverna por ser um predador de topo de cadeia", afirma a pesquisadora Maria Elina Bichuette.

Todavia, o estudo realizado pelos cientistas brasileiros mostra que o peixe recém-identificado já sofre risco de extinção. Além da espécie ser endêmica, a Gruta da Tarimba fica localizada numa região onde tem havido expansão do uso de terras para pastagens. Com isso, o solo diminui sua capacidade de drenar água para dentro da caverna, reduzindo a quantidade de alimento em seu interior.

De acordo com Elina, a urina do gado também aumenta a concentração de ureia e amônia na água, o que pode chegar até a matar os peixes. "Nas grutas onde foi encontrada a nova espécie, ela reina soberana. Não existem outros tipos de peixes ali, por isso se o Ituglanis não for conservado, todo o ecossistema estará em risco e poderá será perdido", alerta.

Os pesquisadores já enviaram solicitação ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão das unidades de conservação federais, propondo a criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral para proteger o local.


O Ituglanis recebeu a denominação boticario em homenagem à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que financiou o projeto desta pesquisa e diversos outros estudos, responsáveis por identificar novas espécies da fauna e flora brasileiras.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Federação dos Engenheiros de Pesca coloca Profissionais da Engenharia de Pesca à disposição do MPA


Na manha de quinta-feira (12), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, recebeu em seu gabinete, em Brasília, o Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP), Elizeu Augusto.
A FAEP foi fundada em 26 de junho de 1979. É a entidade máxima representativa da classe dos Engenheiros de Pesca do Brasil, constituída para aprimoramento, coordenação, proteção, reivindicação e representação legal dos profissionais.
O Presidente da Federação veio colocar ao dispor do Ministério todos os profissionais da Federação para colaborar com o desenvolvimento e êxito do Plano Safra.
O Plano Safra é uma política do Governo Federal, elaborado pelo MPA, com o objetivo estimular a produção nacional de pescado, por meio de financiamento de projetos produtivos individuais ou coletivos, oferta de crédito com redução das taxas de juros, aumento dos prazos de carência e pagamento.
De acordo com Elizeu Augusto os profissionais da Federação se dispõem a colaborar com as políticas do Governo na área da pesca. “Nós queremos auxiliar, efetivamente, para não deixar as oportunidades passarem. Queremos ajudar a atender o pescador e o aquicultor brasileiro”, disse Elizeu.
Helder agradeceu a ajuda ofertada pelo presidente, de colocar os Engenheiros de Pesca da Federação à disposição do Ministério. “Com esses profissionais poderemos dialogar e resolver todos os gargalos que o setor enfrenta atualmente”, finaliza o Ministro.

Convite
O presidente da FAEP aproveitou a oportunidade para convidar o ministro Helder Barbalho, para participar do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, que acontecerá em São Luís (MA), do dia 04 a 08 de outubro de 2015.

Concurso para o Ministério da Pesca e Aquicultura previsto para esse ano de 2015!


Em 2015 poderá acontecer um novo concurso para o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). É que está tramitando no Planejamento um pedido para abertura de seletivo com 286 vagas.  O último certame da pasta foi organizado pela Fundação Euclides da Cunha (FEC) em 2010 e a oferta foi de 100 vagas. 
Naquele concurso, haviam 30 vagas para Agente Administrativo (nível médio) e 70 para Analista Técnico Administrativo e Engenheiro (nível superior).
Segundo a assessoria do MPA, cada Unidade da Federação foi contemplada com um cargo de Engenheiro, Analista Técnico Administrativo e Agente Administrativo, com exceção dos Estados do Amazonas, Bahia, Maranhão e Pará, contemplados com dois cargos para Analista Técnico-Administrativo e Brasília, sede, contemplada, com 4 cargos para Engenheiro, 10 para Analista Técnico Administrativo e 4 para nível médio de Agente Administrativo.
Em 12 de janeiro de 2011, foi divulgado edital homologação complementar nº 1 de 10 de janeiro de 2011, aumentando o cadastro de reservas do mesmo concurso.

VII Encontro Amazônico de Agrárias - ENAAG


Informações: www.eventoenaag.com

No período de 12 a 17 de abril, a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA sediará o VII Encontro Amazônico de Agrárias – ENAAG, que este ano abordará o tema “Segurança Alimentar:  diretrizes para a Amazônia”.

O evento ENAAG surgiu para atender as necessidades dos discentes de criação de um espaço voltado a complementar os conhecimentos adquiridos nas Instituições de Ensino Superior, através da promoção de cursos de curta duração que visam melhorar a formação e qualificação profissional, de modo a discutir temas atuais relacionados ao contexto regional e aos cursos de graduação da UFRA, além de possibilitar a publicação de resumos expandidos em anais, fomentando o apoio à pesquisa dentro da instituição, sempre de forma a incentivar uma melhor socialização de conhecimentos entre os agricultores, discentes, técnicos rurais, pecuaristas e pesquisadores da Amazônia.  

A programação do evento conta com as tradicionais palestras com entrada franca de carga horária de 12h, mesa redonda, workshop, apresentações de trabalhos científicos, cursos de curta duração nos turnos da manha e tarde (carga horária de 30h e 40h) e no turno da noite (carga horária de 20h).  A edição de 2015 também trará novidades como o torneio esportivo e a feira de produtos orgânicos.

A realização do VII ENAAG será promovida por uma coordenação composta por discentes de diferentes cursos de graduação da UFRA em parceria com empresas privadas, órgãos públicos e através do apoio institucional recebido da reitoria, das pró-reitorias, das coordenadorias, da orientação de professores e da colaboração dos técnicos que contribuem para o sucesso do evento.

Fique atento para as inscrições para seleção do Auxílio Permanência 2015

Pessoal que receber o auxílio permanência e aos interessados em adquirir o benefício, fiquem atento para o início das inscrições, segue abaixo informações atualizadas sobre o auxílio.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abre inscrições para o Processo Seletivo do Auxílio Permanência, destinado a estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAIE), disponibilizará 1.920 auxílios para o ano de 2015, 40% desse total será reservado a novos candidatos e 60% a candidatos em renovação e assistidos pelo auxílio emergencial.
As inscrições iniciam-se no dia 19 de fevereiro e seguem até o dia 20 de março, devendo ser feitas pela internet, por meio do site do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST. Segundo o edital de seleção, a garantia do auxílio depende ainda de visitas domiciliares realizadas por assistentes sociais da UFPA. Estas visitas serão ampliadas para garantir maior eficiência na seleção. Confira aqui o edital.
O objetivo do Auxílio é promover a permanência do aluno no curso, evitando a evasão por motivos de dificuldades financeiras, e garantir a diplomação no ensino superior em tempo regular, dando condições a esse aluno para ingressar no mercado de trabalho como profissional. Para se candidatar ao auxílio, é necessário possuir renda familiar de até três salários mínimos, estar regularmente matriculado no curso de graduação da UFPA, não possuir diploma de curso superior, entre outros critérios previstos no edital.
As modalidades de auxílio são Permanência e/ou Moradia. O discente contemplado com uma das modalidades vai receber o auxílio financeiro no valor de R$ 350,00 (Permanência) para custear despesa com transporte, alimentação, material didático-pedagógico. Os que forem contemplados com a modalidade Moradia receberão o auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 para auxiliar nas despesas com aluguel.
Inscrições – As inscrições ocorrem em duas etapas concomitantes: “Inscrição no Sistema” e “Envio de Documentos", e esses procedimentos devem ser realizados no período que vai de 8h do dia 19 de fevereiro até às 17h do dia 20 de março de 2015.
Na primeira etapa da inscrição, o discente terá que acessar o SIGAEST e inscrever-se no Auxílio Permanência 2015. Os candidatos têm a opção de solicitar a modalidade Permanência, a modalidade Moradia ou as duas. Em seguida, deverá ser realizado o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico referente ao auxílio solicitado. É importante destacar que apenas a modalidade Moradia permite o acúmulo com outros auxílios e bolsas.
Na segunda etapa, os estudantes do Campus de Belém devem enviar os documentos exigidos pelo edital exclusivamente por meio do SIGAEST em arquivo de imagem (salvo no formato JPG). Já quem estuda nos demais campi, poderá enviar sua documentação tanto por meio do SIGAEST como pessoalmente na Coordenação de Extensão do campus ou polo em que estuda.
Atenção - A Assistente Social Simone Silva, coordenadora de Assistência Estudantil, em exercício, chama a atenção para a importância de se ler atentamente o edital. Segundo ela, muitos candidatos são desclassificados por não se atentarem a requisitos básicos do edital, como renda e composição familiar. “Há casos de estudantes que se enquadram no perfil do programa, porém são indeferidos por que desconhecem os critérios de seleção”, esclarece a coordenadora.
Serviço
Processo seletivo do Auxílio Permanência 2015
Inscrições: de 19 de fevereiro a 20 de março de 2015
Clique aqui para ler o edital 
Confira o Calendário do Processo Seletivo clicando aqui.
Mais informações: (91) 3201-7925.
Texto e arte: Divulgação / Proex

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Semana do Calouro 2015


Olá amigos e amigas da nova turma de Engenharia de Pesca, estamos ansiosos para conhecer a todos, já estamos organizando a Semana do Calouro 2015 para recepcionar da melhor maneira os novos estudantes do curso.

Pedimos a todos que fiquem atentos as datas da Semana do Calouro bem como o inicio das aulas, segue abaixo algumas informações de suma importância aos Calouros de 2015 da Engenharia de Pesca-UFPA/Bragança.


DATAS IMPORTANTES

Semana do Calouro 2015: 02 a 06 de Março de 2015. (Logo estaremos disponibilizando a PROGRAMAÇÃO, estamos agendando visitas à empreendimentos aquícolas e industria de processamento de pescados).


Inicio das aulas: 09 de Março de 2015. 


Observações:

01 - O Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca - CAEP é uma entidade de representação estudantil. Dentre nossas atividades esta a organização da Semana do Calouro, como sendo de nossa responsabilidade, informamos aos novos alunos do curso e parentes dos mesmos que não compactuarmos com nenhum tipo de TROTE ESTUDANTIL, não estaremos realizando nada nesse sentindo. A Semana do Calouro é um evento destinado aos calouros e têm por finalidade demostrar através de palestras, minicursos, visitas técnicas e práticas em laboratório o que é o Curso de Engenharia de Pesca, o dia a dia do graduando do curso e suas experiencias ao longo da vida acadêmica e informações sobre mercado de trabalho, histórico do curso e áreas de atuação do profissional Engenheiro de Pesca e etc. Portanto, os calouros da turma de 2015 estarão vivenciando as práticas do curso e tirando dúvidas gerais em relação ao curso e a Instituição. 

02 - Pedimos a todos os Calouros que providenciem seu Seguro de Vida particular em qualquer banco e traga consigo uma cópia da apólice do seguro, isso é necessário para se ter acesso aos veículos da Instituição (ônibus, van, carro particular, combe, etc.), pois isso é um requisito solicitado pela UFPA. 

Caso você não tenha o seguro, infelizmente não poderá participar das visitas técnicas agendadas na Semana do Calouro. Ressaltamos que o seguro de vida não é por motivo de insegurança nos locais que visitaremos, é somente uma questão burocrática, e reforçamos que em qualquer órgão publico isso é solicitado normalmente. 

Treinamentos ofertados pela EJI-UFPA



Ao discente de Engenharia de Pesca que esteja interessado, segue abaixo informações sobre os cursos fornecidos pela Empresa Júnior de Informática - EJI-UFPA.

Comunicamos a toda comunidade acadêmica e demais interessados que as inscrições para os Treinamentos ofertados pela EJI-UFPA para o 1º Semestre de 2015 estão abertas e podem ser realizadas pelo site através do link www.eji.ufpa.br/inscricoes ou na própria EJI-UFPA que fica localizada no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus Básico da UFPA.  

Aproveite o período de inscrição com valores promocionais até o dia 19 de Fevereiro de 2015. Não perca essa grande oportunidade! Garanta agora a sua vaga realizando a sua inscrição e participe dos Treinamentos da EJI-UFPA.
 
TREINAMENTOS OFERTADOS: 
 
1 - WEBDESIGNER + FLASH (Carga Horária: 40 Horas)*
2 – Programação para Dispositivos Móveis com ANDROID (Carga Horária: 40 Horas)*
3 – PHP com Métodos Ágeis (Carga Horária: 40 Horas)*
4 – PHP & MySQL + JQuery (Carga Horária: 40 Horas)*
5 – JAVA para WEB (Carga Horária: 40 Horas)*
6 – Linux Básico & Redes Linux (Carga Horária de 32 horas)
7 – Joomla (Carga Horária de 32 horas)
8 - Linguagem Java - Desenvolvimento de Aplicações Multi-Plataformas (Carga Horária de 32 horas)
9 - PHP & MYSQL - Construindo Aplicativos para WebSites (Carga Horária de 32 horas)
10 - Manutenção de Microcomputadores - Curso completo de Montagem e Manutenção de computadores (Carga Horária de 32 horas)
11 – 3DStudio MAX (Carga Horária de 32 horas)
12 – Realidade Virtual e Java 3D (Carga Horária de 32 horas)
 
*** Conteúdo programático dos cursos disponível no site www.eji.ufpa.br ***
 
INICIO DAS AULAS: 21 de Março de 2015.
 
PERÍODO:
Cursos de 32 Horas: 21 de Março a 23 de Maio de 2015 (Somente aos Sábados)
Cursos de 40 Horas: 21 de Março a 06 de Junho de 2015 (Somente aos Sábados)
 
HORÁRIO DOS CURSOS:
Turmas da Manha: 08:00 às 12:00 horas
Turmas da Tarde: 14:00 às 18:00 horas
LOCAL: Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Campus Básico da UFPA
 
INSCRIÇÕES/INFORMAÇÕES:
 
Horário das Inscrições: Segunda a Sexta de 09:00 às 18:00 horas (Não Fechamos para o almoço)
 
EMPRESA JÚNIOR DE INFORMÁTICA – EJI-UFPA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN
Campus Universitário do Guamá - Básico - UFPA
Fone/Fax: (091) 3201-8081
e-mail: eji@ufpa.br
 
INSCRIÇÕES ON-LINE:www.eji.ufpa.br/inscricoes