segunda-feira, 20 de abril de 2015

Criação de peixes em canal de igarapé do Amazonas atrai atenção de Roraima

Fonte: http://portalamazonia.com/

Uma comitiva da Secretaria de Agricultura do Estado de Roraima chegou a Manaus na última quinta-feira (16/04) para conhecer a atividade de piscicultura no Amazonas. O objetivo é mostrar o que está sendo produzido em localidades de terra firme na criação de peixes em canal de igarapé
De acordo com o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Alfredo Pinheiro, para o desenvolvimento da atividade em canal de igarapé não é necessária a retirada da vegetação de mata, reduzindo impactos ao meio ambiente. “No Amazonas, a piscicultura é desenvolvida em quatro modalidades (tanque escavado, tanque rede, viveiro de barragem e canal de igarapé), onde a maior parte destina-se a criação de peixes em tanque escavado”, ressaltou Pinheiro.
No primeiro dia de encontro a comitiva de Roraima se reuniu às 9h com representantes do setor primário do Amazonas, no auditório do Sistema Sepror para discutir o cenário da piscicultura no Estado. À tarde visitaram três propriedades rurais do Projeto de Assentamento Tarumã Mirim (BR-174, km 21) nos ramais do Chiquinho, Diamante do Norte e Flores, que são referência na criação de peixes em canal de igarapé. No dia seguinte a equipe visitou propriedades no município de Manacapuru e, na oportunidade, conheceram a Cidade do Pirarucu (AM-352, margem esquerda da estrada de Novo Airão).
No local a COOPERPEIXE (Cooperativa dos Piscicultores, Aquicultores, Produtores Rurais e Extrativistas do Amazonas) trabalha com a produção de alevinos de pirarucu em tanque escavado. A criação de peixes em canal de igarapé conta com mais de 300 criadores no Estado, onde a produção anual alcança 689,71 toneladas de matrinxã. Os principais municípios que trabalham com a atividade são Presidente Figueiredo, Itapiranga, Novo Airão, Parintins, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manaus.
As ações de fomento e assistência técnica para criação de peixes são incentivadas pelo governo do Amazonas e executadas pela Secretaria de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e (Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário