sexta-feira, 20 de março de 2015

Genética na Piscicultura - Importância da variabilidade genética, marcação e coleta para análise de DNA



Título: Genética na Piscicultura - Importância da variabilidade genética, marcação e coleta para análise de DNA.

Referência: Cartilha de Genética na Piscicultura : Importância da variabilidade genética, marcação e coleta para análise de DNA. Brasília, DF : Embrapa, 2012.
32 p.

Apresentação

Entre os setores centrais da pecuária, a piscicultura é a que mais necessita de desenvolvimento em nosso País. Enquanto as cadeias produtivas de aves, suínos e bovinos encontram-se consolidadas e com amplo domínio tecnológico em áreas essenciais e até em conhecimentos de ponta, as principais espécies de peixes nativos ainda têm de ser domesticadas. Trata-se de um paradoxo. A produção brasileira de peixes não corresponde ao potencial hídrico do País com seu gigantesco litoral e bacias que compõem o maior volume fluvial do planeta. Tampouco a indústria nacional de pescado faz jus à imensa diversidade de espécies aquáticas nativas brasileiras.

Esta publicação é um passo valioso para melhorar os sistemas de produção da aquicultura brasileira. A genética é ferramenta chave da produção animal moderna. Dependeremos dela para conhecer a diversidade de nossos peixes, para melhorar nossos plantéis, aperfeiçoar o manejo e colocar produção aquícola brasileira em pé de igualdade com as mais avançadas do mundo e, quem sabe um dia, ultrapassá-las.

Aproveite bem este material, pois ele vale ouro, para você e para o Brasil.

Download do arquivo >>> PDF .

Adquira outros livros na nossa sessão - Projeto Pescando Materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário