sábado, 24 de agosto de 2013

Reforçando aos discentes do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) a reunião com a chapa!

Olá comunidade acadêmica, estamos em período eleitoral para os cargos de Diretor Geral e Diretor Adjunto do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), estando aptos a votarem na eleição todos os discentes, técnicos e docentes que compõem o Instituto. As eleições ocorrerão na quinta-feira (29/08) no Hall do Campus de Bragança/UFPA, tendo inicio as 8h e encerrando-se as 18h. 

Aproveitando o espaço, fazemos o convite aos discentes da Faculdade de Engenharia de Pesca, Ciências Naturais e Ciências Biológicas que participem da reunião com a chapa "CRESCIMENTO COM QUALIDADE" na quarta-feira (28/08) no auditório do Campus de Bragança/UFPA às 15h. Trata-se de uma reunião com a comunidade discente do IECOS no qual a chapa estará expondo suas proposta para o quadriênio (2013-2017) da direção do IECOS. Mais informações sobre a reunião AQUI.


Para os estudantes de Engenharia de Pesca, estará ocorrendo juntamento com a eleição do IECOS a eleição para a Direção da Faculdade de Engenharia de Pesca (FEPESCA). Portanto, estaremos votando DUAS VEZES, um voto para a direção do IECOS e um voto para a direção da FEPESCA.



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campus de Ananindeua terá Bacharelado em Ciências e Tecnologia


Em reunião realizada na quinta-feira, 22, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) aprovou a oferta do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia, no Campus de Ananindeua. Este será o sexto curso na área ofertado no Brasil e o primeiro na Região Norte, com 50 vagas que já estarão disponíveis para o Processo Seletivo 2014 da UFPA.
Com a decisão do Consepe, a Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade deverá iniciar o Processo de Autorização do Curso, por meio do Sistema online e-MEC para fins de credenciamento.
Profissão - O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional generalista. Com formação em ciências exatas e nos princípios básicos das engenharias, ele está habilitado para atuar em setores como mercado financeiro, indústria ou empresas de tecnologia. Pode trabalhar, também, em organizações públicas e no terceiro setor. Outra opção é partir para o ensino, como professor de Matemática ou Física. Neste caso, é preciso fazer a complementação de estudos em uma licenciatura.
Além de Ciências e Tecnologia, será ofertado no Campus de Ananindeua o curso de Engenharia de Materiais, também com 50 vagas. Este, porém, já possuía projeto pedagógico, uma vez que era ofertado pelo antigo Campus da UFPA em Marabá. De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, “ambos (cursos) visam formar profissionais com competência e conhecimento para atender as demandas de ordem tecnológica na região, a qual é sede de um polo industrial”, justifica.
Inicialmente, os cursos serão ministrados nas dependências da Faculdade da Amazônia (FAAM), localizada na Rodovia BR 316. O novo campus da UFPA está em fase de construção e vai funcionar na Granja do Icuí-Guajará, antiga residência do governador. O espaço também vai abrigar os prédios da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).
Estrutura - O futuro campus constará de cinco salas de aula, dois laboratórios de informática, com 30 micros em cada sala, uma biblioteca, oito laboratórios diversos, três salas de secretaria, duas salas administrativas e uma sala de professores residentes. Os recursos virão do Ministério da Educação (MEC), em parte, já disponibilizados, segundo informa a coordenadora do campus, professora Edilza Fontes. Ainda segundo a professora, o campus também já tem vagas garantidas para concurso de servidores, técnico-administrativos e docentes.

Texto: Ericka Pinto e Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos Laís Teixeira

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Eleição IECOS - Reunião com os estudantes

                   Bom dia pessoal, comunicado importante aos discentes pertencentes ao Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). Como todos já sabem, estamos em período de Eleição para a Direção do Instituto, o Prof. Dr. Pedro Chira procurou o Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP) para que seja marcada uma reunião com os alunos das faculdades de Engenharia de Pesca, Ciências Naturais e Ciências Biológicas para conversamos sobre as propostas da Chapa, então é uma ótima oportunidade para os estudantes fazerem suas reivindicações, então pessoal vamos participar da reunião, segue abaixo o comunicado do Prof. Pedro a comunidade discente do IECOS.  


Prezados alunos,

Visando o quadriênio 2013-2017 para a Direção do IECOS, a chapa “CRESCIMENTO COM QUALIDADE” (Pedro Chira/Simoni Santos) gostaria de lhes convidar para apresentar nossa Proposta de Trabalho na quarta-feira 28 de agosto às 15 h no auditório do Campus de Bragança/UFPA.

A participação de todos vocês é importante.

Pensando no crescimento com qualidade e o futuro do Instituto.

Atenciosamente,
--
Prof. Dr. Pedro Chira Oliva



- Não esquecendo, a Eleição para a Direção do IECOS e para a Faculdade de Engenharia de Pesca ocorrerão simultaneamente no dia 29 de agosto de 2013, iniciando-se às 8h até 18h. Portanto amigos e amigas, vamos participar e levem documento de identificação oficial com foto.

sábado, 17 de agosto de 2013

Sistema de Avaliação Online



O sistema SIAV está disponível no site: http://www.proeg.ufpa.br/avaliacao

A PROEG apresenta à comunidade universitária os procedimentos tecnológicos que constituem o Sistema de Avaliação On Line (SIAV), parte do Programa de Avaliação e Acompanhamento do Ensino de Graduação da UFPA. O Programa visa identificar os aspectos fortes e fracos dos cursos de graduação, com base na autoavaliação.


Compõem o SIAV quatro Questionários: Avaliação da Atividade Curricular (para estudantes e docentes), Avaliação da Ação Docente (para estudantes), Autoavaliação da Ação Docente e Avaliação da Execução do PPC (para docentes, estudantes, gestores e técnicos). Como ferramenta de gestão, o conjunto de procedimentos assegura uma avaliação fidedigna do ensino de graduação, pois tem como foco a oferta de cursos com qualidade e compromisso com o Pará, a Amazônia e o Brasil.

Período de Rematrícula - Engenharia de Pesca (Campus de Bragança/UFPA)


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

I Simpósio de Piscicultura – SimPeixe - 17 e 18 de Setembro, em Londrina



Site oficial do Evento: SIMPEIXE.com

A piscicultura brasileira tem apresentado nos últimos anos um importante crescimento produtivo. Se espera que ocorra um aumento na produção de peixes no Brasil nos próximos anos (inclusive acima de outras produções tradicionais terrestres), um crescimento sustentável da atividade, dos setores vinculados à cadeia produtiva e dos investimentos em ciência e tecnologia. Assim, como parte dessa perspectiva, a elaboração de eventos científicos que fortaleçam as diversas áreas da piscicultura e que levem o conhecimento a estudantes, docentes e produtores são necessários.

Dentro desse marco, o I Simpósio de Piscicultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina pretende difundir conhecimentos especializados sobre tecnologia moderna na produção de peixes através de palestras; possibilitar a aquisição de novos conhecimentos e de ferramentas básicas de uso diário na piscicultura de água doce e avaliar as tendências da piscicultura de água doce, frente às mudanças de mercado e frente à ciência e tecnologia.

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2013, em Londrina, PR, no Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina, será realizado o I Simpósio de Piscicultura – SimPeixe. O evento vai contar com a participação de renomeados palestrantes que permitirão a capacitação de estudantes, docentes, produtores, técnicos e interessados em piscicultura, mostrando temas relevantes à consolidação e sustentabilidade da atividade.


Informações adicionais:

O I Simpósio de Piscicultura (SimPeixe) será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, em Londrina, PR, no Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina. O evento vai contar com a participação de renomeados palestrantes que permitirão a capacitação de estudantes, docentes, produtores, técnicos e interessados em piscicultura, mostrando temas relevantes à consolidação e sustentabilidade da atividade
.

O I Simpósio de Piscicultura do Departamento de Zootecnia da UEL tem por objetivo principal levar a estudantes, docentes, produtores, técnicos e demais participantes da cadeia produtiva piscícola informações e conhecimentos atuais sobre a nobre arte de criação racional de peixes de água doce.

ELEIÇÃO FEPESCA e IECOS - Participem estudantes!


Eleição FEPESCA e IECOS (Campus de Bragança/UFPA)

Olá estudantes da Faculdade de Engenharia de Pesca e demais estudantes pertencentes ao Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), estamos em tempo de eleição para diretores da FEPESCA e do IECOS, portanto não percam o dia da eleição, vamos participar ativamente classe estudantil, a eleição ocorrerá no dia 29 de Agosto de 2013 no Hall do Campus de Bragança. A eleição será simultânea para a votação dos diretores da FEPESCA e IECOS, no entanto, só participarão da votação da FEPESCA os estudantes, professores e servidores da respectiva faculdade (Para não ter duvida). Para a votação do IECOS estão aptos todos os estudantes (Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas e Ciências Naturais), como também os docentes e técnicos administrativos. 



Quem são os professores que estão concorrendo aos cargos?

  • FEPESCA

Chapa "Pro 4"
Prof. MSc. Marcos Brabo para Diretor.
Profa. Dra. Zélia Nunes para Vice-diretora.


  • IECOS

Chapa
Prof. Dr. Pedro Chira para Diretor.
Profa. Dra. Simoni Santos para Vice-diretora.

Apta desenvolve caviar de truta

Apta de Campos do Jordão realiza estudos para obtenção de caviar de truta, que pode beneficiar pequenos produtores da região

Considerado uma iguaria gastronômica, o caviar é obtido das ovas do peixe esturjão e tem elevado valor de mercado. O peixe corre risco de extinção, o que poderá diminuir a oferta e aumentar ainda mais o preço do produto que já é caro. Estudos em todo o mundo buscam espécies alternativas para substituir o esturjão. E um deles é a truta arco-íris, pesquisada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), de Campos do Jordão, única instituição brasileira especializada nesse peixe.

O caviar de truta é composto de 6% a 8% de lipídios totais, proteína bruta de 24% a 27% e teor calórico de cerca de 180 calorias a cada 100 gramas de ovas. Atrativo para o consumidor é o preço. Enquanto 100g do caviar importado variam de R$ 480 a R$ 15 mil, a embalagem de 40g do similar de truta alcança R$ 20. “O caviar de esturjão tem ovas pequenas, com sabor intenso, salgado e odor marinho e o de truta mostra ovas maiores e sabor e odor delicados”, afirma Thaís Moron Machado, pesquisadora da Apta.

A pesquisadora realizou estudo de mercado em restaurantes de Campos do Jordão e os estabelecimentos demonstraram interesse em utilizar o novo caviar. “Alguns usam essa ova oriunda de alguns produtores artesanais. Pretendemos oferecer a tecnologia até o final deste ano”, afirma Thaís. A principal utilização nos restaurantes é na decoração de alguns pratos e também para a produção de sushis e temakis.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior indicam que o caviar e sucedâneos importados no Brasil são consumidos basicamente em São Paulo e Rio de Janeiro. Números do Ministério registram que em 2001 foram importados 457 quilos de caviar e seus parentes pelo Brasil; já em 2010, o número saltou para 6.931 quilos, ou seja, um aumento de 758%.

Até abril de 2011, foram importados 864 kg de caviar e similares, sendo 166 kg por São Paulo e 698 kg pelo Rio. “Com a expansão de restaurantes japoneses, ampliou-se o mercado para além dos limites de municípios que integram as estâncias balneárias serranas do Brasil, locais onde são produzidas as trutas”, explica a pesquisadora.

A criação de truta no Brasil é um empreendimento pequeno e familiar, pois os recursos hídricos favoráveis são pouco volumosos, resultando em unidades com baixa escala de produção. A alternativa é a diversificação de produtos com valor agregado, como o caviar, que pode gerar uma complementação da renda do produtor.

A truta é da família dos salmonídeos, como seu primo famoso, o salmão, e é natural dos rios da costa pacífica da América do Norte. As trutas da Apta de Campos do Jordão, com peso médio de 800 gramas, apresentam filé com 1% a 2% de lipídios totais, proteína bruta de 18% a 22%, e teor calórico ao redor de 125 calorias para 100g de filé.


Diário Oficial do Estado de São Paulo, 15 de agosto de 2013

Conselho Universitário aprova Campus de Ananindeua



O Conselho Universitário – Consun – da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou a criação do Campus de Ananindeua durante reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, 12 de agosto. O campus será construído na Granja do Icuí-Guajará, antiga residência do governador, mas funcionará, temporariamente, nas dependências da Faculdade da Amazônia (FAAM) até que as obras sejam concluídas. A oferta de vagas para os dois cursos a serem sediados no referido campus - Engenharia de Materiais e Bacharelado em Ciências e Tecnologia - já ocorrerá no Processo Seletivo 2014 (PS – 2014).
O projeto de criação do Campus de Ananindeua vem sendo discutido desde 2010 e, por meio de parcerias e convênios firmados com a Prefeitura de Ananindeua, irá se tornar realidade ainda em 2014. A previsão de funcionamento temporário nas dependências da FAAM é de três anos até a conclusão do prédio do campus, que também dividirá espaço com a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).
Estrutura - O futuro campus constará de cinco salas de aula, dois laboratórios de informática com 30 micros em cada sala, uma biblioteca, oito laboratórios diversos, três salas de secretaria, duas salas administrativas e uma sala de professores residentes. Os recursos virão do Ministério da Educação (MEC), em parte, já disponibilizados, segundo informa a coordenadora do campus, professora Edilza Fontes. Ainda segundo a professora, o campus também já tem vagas garantidas para concurso de servidores, técnico-administrativos e docentes.
“O Campus de Ananindeua se inicia em condições diferentes das de outros campi”, afirma Edilza Fontes, em referência a toda a negociação e ao apoio recebido por parte do MEC e da Prefeitura de Ananindeua para tal. Inicialmente, o quadro de pessoal do campus será mantido pela Prefeitura de Ananindeua e pela UFPA e consiste em quatro secretárias, cinco serviços gerais, dez auxiliares administrativos, quatro bibliotecárias e dez técnicos especializados. Com relação ao quadro docente, o projeto descreve que existe previsão de doze doutores até o final de 2013, e 20, até o final de 2014.
Mão de obra - Os cursos de Engenharia de Materiais e Bacharelado em Ciências e Tecnologia já estão com Projetos Político Pedagógicos em construção na Pró-Reitoria de Graduação da UFPA. Ambos ofertarão 50 vagas no próximo processo seletivo aberto pela instituição, o PS 2014. A ideia é que as graduações possam atender às necessidades de mão de obra mais qualificada na área industrial e das engenharias na região. O município de Ananindeua possui montante populacional de, aproximadamente, 660 mil habitantes e seu setor mais desenvolvido é o da indústria.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira