quinta-feira, 19 de abril de 2012

Caravana UNE Brasil+10 debate sobre a educação no País pelos próximos dez anos

A atual gestão da União Nacional dos Estudantes – UNE esteve em Belém realizando a Caravana UNE Brasil+10, um projeto que está percorrendo as universidades das capitais brasileiras para debater a educação no País, pelos próximos dez anos. Belém é a quinta parada da Caravana, que já passou por Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Manaus. A próxima parada será Fortaleza, Ceará. A Caravana deverá atingir um público total de 50 mil estudantes e divide-se em quatro eixos fundamentais: educação, desenvolvimento, justiça social e justiça ambiental. 

Sobre a Caravana - Entre os principais objetivos da Caravana, está a produção de um diagnóstico participativo, com jovens de diferentes Estados e realidades, que possa contribuir com o debate e a formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos. Além disso, o resultado servirá de base para o Projeto “UNE Brasil Cidades 2012”, uma plataforma de reivindicações do movimento estudantil brasileiro a ser entregue para os candidatos a prefeito nas eleições do segundo semestre.

Saiba mais entrando na home page da UFPA

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Eleições para o Diretório Central dos Estudantes


Boa Noite Discentes da UFPA, estamos em período de "mudanças", nos dias 24 e 25 de abril, a comunidade estudantil escolherá a nova gestão do Diretório Acadêmico Central (DCE) para o período de 2012-2013.Sendo este ano três chapas disputando o pleito eleitoral. São elas: 



 1) Liga Acadêmica Independente – Chapa 1 
 2) UFPA Que Queremos – Chapa 2 
 3) Voz Ativa – Chapa 3

Conteúdo divulgado dentro da pagina da UFPA

Saiba um pouco sobre o que se trata um DCE, o texto a seguir foi retirado do site "Sonhos não Envelhecem" tendo uma descrição fiel do que seria um Diretório Central dos Estudantes participativo na luta pelos direitos dos discentes.

"Nada é mais importante do que a atuação de cada estudante na defesa de seus interesses e sonhosMas é importante que essa defesapara ter força, seja realizada em conjunto. O Movimento Estudantil é exatamente issoestudantes organizados e em movimento em torno de suas convicçõesDefender a universidade que queremos, hoje, significa atuar por lutar ela."

XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE 2012

XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE 2012 

TEMA: O ENGENHEIRO PROFESSOR E O DESAFIO DE EDUCAR. De 03 a 06 de setembro 

Olá pessoal, fique por dentro do Congresso que irá ocorrer em Belém no mês de setembro, o CAEP espera participar em peso do evento. Segue abaixo uma pequena infor sobre o Congresso, para maiores informações sobre programação, inscrições, contatos acesse o site oficial: http://www.cobenge2012.ufpa.br/


O mais importante fórum de reflexão sobre educação em Engenharia no Brasil é o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, evento anual realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE, sem interrupções desde sua fundação em 1973. Voltado à educação em Engenharia, congrega atualmente mais de 150 instituições de ensino em todo o Brasil e um grande número de professores associados.

domingo, 15 de abril de 2012

1ª Congresso dos Estudantes da UFRA


O pessoal da UFRA esta com tudo! O Primeiro Congresso dos Estudantes da UFRA ocorrerá em Belém, previsto para o dia 28 de abril e 01 de Maio de 2012, organizado pelos estudantes da UFRA com apoio do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) e também da Reitoria da Universidade Federal Rural da Amazônia. Acessem o site, lá encontraram maires informações, ficha de inscrição, programação e contatos. abraços a todos e bom domingo!

Site oficial do CONE-UFRA: http://www.maikmarinho.com.br/CONE-UFRA/

1º Congresso dos Estudantes da UFRA

Universidade Rural: Ciências Agrárias e Tecnológicas.
Os desafios dos Estudantes frente ao processo de expansão da Universidade.

1º CONEUFRA será um importante espaço de debates e reflexões sobre o papel da Universidade e de seus formados para o Desenvolvimento da Sociedade, através de discussões cientificas, políticas e culturais. Neste sentido é um evento de extrema importância para os estudantes, uma vez que se propõem a pensar na atuação e alternativas para os estudantes no desenvolvimento da Universidade frente aos desafios das Ciências Agrárias e Tecnologias, além disso, o evento promoverá debates de capacitação e aprimoramento acadêmico de seus participantes, elevando o nível cultural de formação dos futuros profissionais que estarão ingressando no mercado de trabalho.

O 1º Congresso de Estudantes da UFRA será sediado na Cidade de Belém – PA, previsto para ocorrer do dia 28 de abril a 01 de maio de 2012, sendo organizado pelos Estudantes da UFRA com apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e apoio Institucional da Reitoria da Universidade.
Não fique de fora, participe!!!


Belém – Capitão Poço – Paragominas – Parauapebas

Local: UFRA – Belém/PA 
Período: 28/04 a 01/05 

Realização:
Diretório Central dos Estudantes – DCE /UFRA

Organização:
Comissão organizadora de Estudantes do 1º CONEUFRA

Apoio:
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

INTERPET-UFRA - 1 e 2 de Junho

Olá pessoal, como o Programa de Educação Tutorial (PET) e um programa que abrangem todas a instituições de ensino do Brasil e na qual os membros do CAEP participam e participaram do Grupo PET-Pesca/UFPA, fica a nosso critério a divulgação também das atividades exercidas pelo grupo PET, tornando as públicas, promovendo assim parceria entre os C.A's e grupos PET's do Estado, afim de fortalece a categoria estudantil, tendo maior representação e força frente as lutas de classe.

O INTERPET-UFRA têm como finalidade criar um fórum de discussão e planejamento das possíveis atividades que podem ser desenvolvidas pelos diferentes grupos PET como atividade multidisciplinar, contribuindo na formação técnica e cidadã dos diferentes membros do PET/UFRA. A fim de contribuir para o desenvolvimento dos grupos PET do Estado do Pará o grupo PET Florestal promoverá o II INTERPET da UFRA, com o tema: “A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A INCLUSÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES DA REGIÃO INSULAR DE BELÉM.”, que objetiva discutir a extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade buscando a inclusão social das comunidades da região insular de Belém. O INTERPET ocorrerá nos dias 1 e 2 de Junho no Salão Verde da UFRA. 

Ficha de Inscrição: A Ficha de Inscrição para o evento deve ser preenchida e encaminhada para o e-mail: interpet2ufra@gmail.com 


Acesse o blog do Interpet para maiores informações: http://interpet2ufra.blogspot.com.br/

Inscrições para o Programa Top China 2012 vão até HOJE! 15 de abril


Bom dia a todos que fazem parte do corpo acadêmico da UFPA e para os demais interessado nas atividades exercidas dentro do CAEP, como também faz parte de nossas atribuições participa na divulgação de editais, eventos, congressos, e tudo mais que for de interesse acadêmico para a propagação de oportunidades para os estudantes da Universidade e ate mesmo os que pretende entra, o Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca da UFPA/Campus de Bragança, vem por meio do blog informar a oportunidade de participações em curso de língua   e   cultura   chinesa   e   outras áreas   da   ciência,   a   ser promovido junto a Universidade de Shangai Jiao Tong ou Universidade de Peking, sobre os temas Meio Ambiente e Urbanismo. Leiam abaixo maiores informações sobre  o PROGRAMA TOP CHINA  – SANTANDER UNIVERSIDADES ANO 2012.
Fonte: UFPA
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
A China está em franco desenvolvimento, sustentado em uma economia forte, na valorização da cultura e dos investimentos em educação. Uma nação que atrai os olhares do mundo, a qual alunos e professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) terão a oportunidade de conhecer. Estão abertas as vagas para o Programa Top China, iniciativa do Santander Universidades para a internacionalização do conhecimento. Os interessados podem se inscrever até este domingo, 15 de abril.
Em sua terceira edição, quatro alunos de qualquer curso de graduação da UFPA e um professor da Instituição serão contemplados com bolsas nas Universidades de Shanghai Jiao Tong e Pequim, nas áreas de Meio Ambiente e Urbanismo.  As bolsas duram três semanas, com viagem prevista para o dia 5 de julho.
Para participar do Top China 2012, são necessários alguns requisitos básicos, como o mínimo de 40% da graduação completa na UFPA, fluência em inglês – idioma em que as aulas serão ministradas – e um alto desempenho acadêmico.
Vale ressaltar que as bolsas custearão as três semanas de curso, hospedagem e alimentação durante o período, além das passagens aéreas de ida e volta e passagem de trem bala entre Shanghai e Pequim.
Para a inscrição, alguns documentos são fundamentais: comprovante de matrícula, cópia do passaporte, histórico escolar, certificado de fluência em língua inglesa, Curriculum Lattesatualizado, carta de intenções do aluno e carta de recomendação de um professor da UFPA.
Os documentos devem ser entregues na sede da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no 3º andar do prédio da Reitoria da UFPA, no Campus do Guamá, ou na Travessa 3 de Maio, 1573, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.
A seleção será realizada por uma Comissão de Avaliação da Prointer, e o resultado será divulgado até o mês de maio, no Portal da UFPA. Mais detalhes no Edital do Top China 2012.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

‘Criar peixe é muito fácil, mas o importante é fazer com que o peixe seja um grande negócio’

A frase é do secretário de Estado Regis Cavalcante que falou sobre o sucesso do trabalho desenvolvido pela Sepaq em menos de 1 ano de sua criação


Por: Jessica Pacheco. Fonte: Primeira Edição


Secretário Regis Cavalcante alimenta alevinos criados em piscina na Sepaq

Com menos de um ano de criação, a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura de Alagoas (Sepaq) é uma das mais novas secretarias de estado criadas em Alagoas, e em um estado culturalmente monocultor, o sucesso das ações e projetos da Sepaq já são notórios perante a sociedade e o poder público e para falar sobre todo o trabalho desempenho por sua equipe técnica, o secretario Regis Cavalcante recebeu o Portal Primeira Edição e apresentou o saldo e planos futuros para a Piscicultura alagoana.

A Sede

A sede da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura funciona em duas salas cedidas pela Vice-Governadoria do Estado, localizada no bairro da Gruta. De acordo com o secretário, o improviso dura 11 meses, mas o impasse já foi resolvido já que a Vice-Governadoria passará a funcionar em outro prédio no bairro da Cruz das Almas e deixará o prédio para o funcionamento da Sepaq.
Secretário Regis Cavalcante
“Nós esperamos 11 meses para ter uma sede, mas é preciso ter paciência. Hoje em dia, nós temos essa sala e outra e estamos tocando milhares de projetos já conveniados e vamos avançar nisso”, afirmou.

Criação da nova secretaria

De acordo com o Regis Cavalcante, o trabalho em favorecimento a piscicultura alagoana começou a ser desempenhado em um departamento na Secretaria de Estado da Agricultura, só sendo transformado em uma Secretaria depois que o governador Teotonio Viela viu a grande perspectiva que ela poderia trazer ao Estado.
“O governador tomou a iniciativa de transformar isso em uma secretaria de estado para que essa política pública seja efetiva”, explicou o secretário. “Ele via a perspectiva que ela tinha e tem. Isso aqui gera emprego, gera oportunidade. Se você considerar que Alagoas tem quase 300 km de fronteira do Rio São Francisco, se você considerar que o Estado tem tanta água, tantas barragens. Você pode tirar em um hectare, 100 tonelada de peixe em um ano. Qual é a produção de campo que pode dar isso? Isso é fantástico é uma produção fantástica”, vislumbrou ele.

Piscicultura

Para o Regis Cavalcante, um país como o Brasil, rodeados de rios, lagos e lagoas, não pode importar a quantidade de peixe que importa. Ainda mais com um trabalho tão simples como a criação de peixes, que, segundo ele, pode até ser cultivado em piscinas e caixas d’água.
“É um absurdo um país como o nosso comprar peixe da China. No Japão, que não há espaço, eles criam peixes em caixas d’água. Agora, na Semana Santa o peixe vem de fora, é um absurdo. Criar peixes não é tão complicado assim. Nós precisamos ter peixe em abundância e Essa secretária tem a capacidade de contribuir para a redistribuição de renda e de dá oportunidades fantásticas ao Estado e é para isso que a gente vai trabalhar”, afirmou Cavalcante.
Para provar a facilidade na criação dos peixes, o secretário criou um tanque-rede em uma piscina localizada dentro da propria sede. Segundo ele, foram colocados alevinos no local a pouco meses e em algum tempo já estarão prontos para serem retirados.
Continue lendo essa matéria acessando o site aqui, a matéria e bastante interessante, com galeria de fotos e um vídeo da entrevista com o Secretário Regis Cavalcante. 

II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia - EREA



Comissão Organizadora do II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia do Norte do Brasil
Universidade Federal do Pará

Carta Convocatória


A comissão organizadora do II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia do Norte do Brasil convida a todas as instituições de ensino da região Norte do país para o encontro que ocorrerá na Universidade Federal do Pará/ Campus de Marabá durante os dias 28, 29, 30 de Abril e 01 de Maio de 2012.

O II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia – Norte terá como temática central “Agricultura Familiar e Exploração Mineral na Amazônia: Contradições e Desafios para os Profissionais das Ciências Agrárias”. Durante o evento serão realizadas diversas discussões acerca das temáticas anteriormente citadas, abordando aspectos acerca destas frentes de desenvolvimento pensadas para a Amazônia e em especial para as regiões Sul e Sudeste Paraense.

Desta forma torna-se fundamental a participação de docentes e discentes de diversas áreas contempladas com estas temáticas, tais como: Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Direito, entre outras.

Pedimos então o apoio necessário das universidades e das coordenações dos respectivos cursos no que diz respeito à divulgação e a disponibilidade de transporte para os discentes interessados em participar da atividade.

Faça o download da programação do encontro aqui.

II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia – Norte
Local: Universidade Federal do Pará - UFPA/ Campus de Marabá
Data: 28, 29, 30 de Abril e 01 de Maio de 2012
Maiores informações: marcelo.zin@hotmail.com / (94) 81715367