sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Curso de Engenharia Biomédica será ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no PS 2013


Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br                                                 

O Processo Seletivo 2013 (PS 2013) terá duas fases: a primeira equivale a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 3 e 4 de novembro deste ano, e a segunda fase será elaborada pela UFPA e realizada no dia 9 de dezembro, 13h às 17h.O curso de Engenharia biomédica, com 40 vagas para Belém é uma das novidades no que tange à graduação apresentada pela UFPA.  

O novo curso tem como caraterística a interdisciplinaridade fazendo interface entre engenharia e saúde. A grade curricular compreende matérias de Ciências Exatas, Ciências Médicas e Biológicas. Em Ciências Exatas, estudam-se matemática, física, eletrônica, informática e tecnologia da computação. Já na área de Saúde e Ciências Biológicas, constam na grade curricular disciplinas de anatomia, fisiologia, biofísica, bioquímica, biomecânica e telemedicina. O aluno também passa a estudar engenharia de software, circuitos elétricos, conversão de energia e termodinâmica. O estágio sempre é obrigatório, e as universidades exigem um trabalho de conclusão, que deve ser apresentado no último ano da graduação. 

Essa é a área da engenharia que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico. O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode ainda calibrar e aferir os equipamentos médicos e eletro médicos. Como tem conhecimentos na área de informática e eletrônica, cria softwares e equipamentos eletrônicos que aperfeiçoam o uso das máquinas pelos médicos, enfermeiros e dentistas. Também pode gerenciar a área de compras de equipamentos médicos e planejar seu uso. Realiza ainda pesquisas científicas para a descoberta de materiais e instrumentos biomédicos. Esse bacharel atua em hospitais, clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, serviços especializados em manutenção hospitalar e centros de pesquisa.

São positivas as expectativas para o engenheiro biomédico, que ainda é um profissional novo no mercado de trabalho brasileiro. "Nos hospitais de ponta, há uma quantidade enorme de equipamentos e materiais que precisam de manutenção, e faltam profissionais habilitados para isso", afirma o professor Paulo Roberto Pialarissi, coordenador do curso da PUC-SP.

Um comentário: